terça-feira, 8 de julho de 2008
Pra quem acha que talão de cheques em papel reciclado pode salvar o mundo
Dia desses, estava eu na parada de ônibus, perto de um grande shopping, quando vejo voando pela rua um saco plástico, desses muitos que poluem a bela Fortaleza Bela. No saco estavam impressas as 8 Maneiras de Mudar o Mundo, projeto da ONU para o novo milênio.
Obviamente, por algum esquecimento bobo, faltou dizer que é muito mais difícil erradicar a fome e a doença quando não se consegue sequer não jogar sacos plásticos pela rua. Ou talvez alguém com um senso de humor muito peculiar tenha achado irônico e interessante imprimir oito maneiras de melhorar nosso planeta num pedaço de plástico que poluirá a natureza durante mais de uma centena de anos antes de se dissolver.
O que nos leva a pensar outro ponto, esse um pouco mais sério e confuso que os delírios utópicos das Nações Unidas: a falsa responsabilidade sócio-ambiental de certas empresas. Porque ser responsável envolve mais que usar papel reciclado e espalhar isso aos quatro ventos e muito mais que gastar pilhas de dinheiro em publicidade ao invés de se empregar tudo em programas de bem-estar para os funcionários. A responsabilidade ambiental virou uma moda superficial e os discursos sobre preservação do ambiente soam cada vez mais vazios. Um pouco de criticidade neste ponto é mais que válido, bem como com a política internacional- aquela, da ONU. É, a mesma organização que salva o mundo com sacos plásticos.
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Over and over again
- E se a gente desse um tempo?
- Como é?
- É, dar um tempo. Nos dedicarmos a outras coisas, projetos diferentes!
- E deixar o blog parado? Sei não...
- Ah, a gente tá precisando mesmo ver outras coisas, deixar dessa bobagens de rosto e ver o mundo, cara!
Obviamente, ele me convenceu. Cada um seguiu pro seu lado e foi assim que eu e o Boneco de Palito demos um tempo no blog.
Muita coisa aconteceu pra mim nesses meses: uma das mais importantes foi a criação da Baião de 3, uma agência de Comunicações formada por mim, Gustavo Athayde e Janderson Rodrigues e que promete muitas reviravoltas no mercado publicitário cearense.
Outra coisa é a criação de uma camisaria, a Avesso, ainda em fase de preparação, que inicia suas atividades dia 10 de julho. A Avesso cria camisas exclusivas pintadas a mão, com estampas desenhadas por este que vos fala. Mais informações em breve.
Além, disso, muito se sucedeu neste recesso: um semestre acabou, uma viagem veio, muitas semanas reservaram muitas surpresas para toda uma cidade, um namoro anda muito bem, obrigado, muitas idéias que se enrolavam cá pela mente se desenvolveram. E, principalmente, as energias criativas estão estalando com eletricidade estática atrás dos olhos.
Quanto ao Boneco, andou fazendo umas coisas por aí, mas não sei bem o quê...
quarta-feira, 2 de abril de 2008
terça-feira, 1 de abril de 2008
quinta-feira, 27 de março de 2008
Zine-se!
Um desdobramento celulósico de pessoas!
O Zine-se! é um evento que reúne gentes. Pessoas mais diversas que produzem, gostam, se interessa por zines. É sempre sugerido um local e uma data, o motivo todo mundo já sabe: chega de coração leve, receptivo em falar com as pessoas antes só habitáveis nas caixas de correspondências ou nos recadinho do orkut. Os fios invisíveis se conectam e então o encontro de vários mundos acontece.
Em Fortaleza, há seis anos, muitas vezes com periodicidade mensal, o Zine-se! aglutina pessoas com o intuito também de apossamento/pertencimento dos lugares, com a grande maioria dos eventos acontecidos em espaço público.
É um ponto de encontro, sim. É troca de saberes, de cuidados e de territórios. Cada fortalezense (seja no gentílico ou no afeto) é um zineiro em potencial.
Agora, ao completar seis anos, ele provavelmente mudará de formato (é um menino de seis anos!), mas com a mesma intenção: celebrar as existências, chegar perto dos mundos, partilhar!
Dessa vez, o Zine-se! será organizado pela Zinco - Centro de Estudo, Pesquisa e Produção de Mídia Alternativa, ONG que promove a produção e a disseminação de fanzines como instrumentos de comunicação.
SERVIÇO: Zine-se! de seis anos.
sábado, 29 de março de 2008
no saguão do sesc são luiz (cine são luís)
a partir das 16h
CONTATO:
Fernanda Meireles - 85 8759-1587 (fernandaameireles@gmail.com)
Anna K - 85 8825-7841 (karameloazul@gmail.com)
Sorte a da cidade que tem iniciativas como essa. O Potóxico 3 vai ser lançado lá. =)
sexta-feira, 21 de março de 2008
As faces da política
terça-feira, 18 de março de 2008
sábado, 8 de março de 2008
sábado, 1 de março de 2008
Não lembrava que era tão complexo...
Essa semana deve sair o Potóxico nº3, zine praticamente-semestral, berço original do Boneco de Palito. Nessa edição tem as aventuras natalinas do Boneco (aquelas de que falei láááá no primeiro post do blog)- é, eu sei, já estamos em março, mas não vou esperar até dezembro que vem pra publicá-las, certo?
Além disso, o zine é uma coletânea de trabalho visuais desenvolvidos na faculdade, colagens e experimentações minimalistas de design gráfico. Pensamentos e inquietações que foram tomando forma no papel ao longo do último semestre. Quem se interessar, pode entrar em contato comigo.
E, enquanto o Boneco não volta a atividade total, podem reler a história do rosto aqui e aguardar o seu surpreendente e emocionante final (que ainda estou inventando...).
Abraços a todos
domingo, 24 de fevereiro de 2008
A outra face
Confirmado o primeiro longa-metragem do Boneco de Palito, com base na série inacabada da busca por um rosto. A comédia-thriller filosófico-abstrata ainda não tem um diretor definido, mas vários atores se candidataram ao papel, entre eles o decadente Tom Cruise e o talentoso Jonhy Depp. As perpectivas ainda estão nebulosas para esse que será com certeza o filme mais aguardado de 2009, desde já favorito ao prêmio maior de Cannes, Berlim, Veneza e aquele outro mais paia da academia.
E foi mais ou menos aí que eu acordei.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Minha campanha pelo mundo
Tinha esquecido como a faculdade consegue preencher meus dias inteiros, mas ainda estou aqui, na ativa e maquinando bonecagens de palito sem parar. Fim-de-semana eu tiro pra desenhar, pódeixar.
Outra coisa que tinha meio esquecido era como horários podem sufocar os acasos. Não podemos deixar que dias cheios de compromissos nos tirem um tempo precioso, que é o tempo de as coisas acontecerem, de os acasos aflorarem, das pessoas se conhecerem e do mundo fluir por você. Já disse alguém, se você não tem 40 minutos para ouvir um cd inteiro, está morto. Isso se aplica a muitas coisas: se você não come numa mesa por falta de tempo, se você não dorme, se você não se diverte.
Acredite, o mundo já vai tentar te ferrar o suficiente, não precisa ferrar a si mesmo. Viva.
Um bom dia bizarro e maravilhoso pra todo mundo.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
De volta às aulas
Tentarei não diminuir as já escassas postagens por causa das aulas. Promessa de dedinho.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
O Boneco de Palito e o Destino Manifesto
Well, guys, somedays you lose, somedays you win. That's the life.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
O rosto e o indivíduo na sociedade pós-moderna
...
É não, tô só frescando. É só falta do que fazer mesmo. XD
Abração pra todo mundo.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Para quê?
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Stop and Go
Quero avisar que a Velox deu pau e tá só frescando. O blog vai parar um pouco por tempo indeterminado (ou até o técnico resolver esse negócio). Além disso, tem umas coisas paralelas que ando ruminando cá dentro. Se derem frutos, aviso pra vocês.
Mas o Boneco de Palito ainda tem muito material a ser desenhado e publicado, fiquem tranqüilos. Não é caso para desespero, homenagens póstumas nem biografia no Fantástico.
Aos demais leitores
Estão esperando o quê pra se tornarem ávidos e assíduos?
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Reflexão musical sem desenhinhos
-Forró.
-Ah... E essas guitarras distorcidas?
-É porque é forró elétrico.
-Ah, tá. Isso explica o baixo elétrico, a bateria elétrica, o teclado elétrico e o sintetizador elétrico... Mas por que chama de forró?
-Porque é forró, ué. Não tá ouvindo?
-Não muito, na verdade. No meu tempo, forró era sanfona, zabumba e triângulo. E não tinha ninguém oferecendo a periquita... Não nesses termos, pelo menos.
-É que é música moderna.
-...
-"Tchan, tchan, tchan! Tchan, tchan, tchan, tcham!"
-Deixa eu colocar uma banda pra tu ouvir.
-Tá.
-...
-Legal, a batida. O que é?
-Maracatu.
-Ah... e essas guitarras distorcidas?
-É porque é mangue-beat.
-...
-Tipo teu forró. Mais intelectual.
-Ah, saquei. Pós-contemporâneo, né?
-Uma coisa assim.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Assistindo Jornal da Globo II
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
Assistindo Jornal da Globo
sábado, 12 de janeiro de 2008
sábado, 5 de janeiro de 2008
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Todo mundo é crítico...
Podemos concluir que alguma das tiras de nosso amado herói, o Boneco de Palito, desagradou profundamente os escrúpulos artísticos clássicos dos pequenos críticos virtuais, a ponto destes retirarem o blog do ar por dois dias. Claro, uma crítica convicta e bem embasada como essa fere minha auto-estima de cartunista. Porém, não desistirei nem desanimarei, mas continuarei dando vida às piadas infames e às reflexões do Boneco, mesmo diante de tão ferozes reações por parte dos especialistas. No futuro, sei que compreenderão minha idiossincrática forma de arte.
E peço, por favor, a vocês, leitore, que façam por si mesmos suas críticas, sugestões e comentários sobre o blog, sem depender de robôs para isso. Afinal, vocês sabem, robôs não tem senso de humor algum.
P.S.: Valeu, Yuri, pela recomendação. "Reducionismo minimalista pós-moderno" é uma desculpa pra não saber desenhar na qual eu ainda não tinha pensado.